Sugestão - Rocket.chat

Oi pessoal, tudo bem?

A princípio, falo mais para o pessoal de Design da Openredu (mas não significa que a galera de desenvolvimento também não possa optar por usar conosco) que seria interessante a gente ter um canal de comunicação mais ágil e que garantisse uma vivência e acompanhamento mais próximo uns dos outros. Dessa forma poderíamos nos alinhar mais facilmente.

Muito se falou sobre usarmos o Slack para isso, mas, como toda ferramenta paga, há limitações. Então eu sugiro o Rocket.chat que é uma ferramenta muito similar ao Slack e é opensource. A única limitação dele, é que precisaríamos hospedá-lo em um servidor próprio e não sei se temos essa capacidade no momento.

Mas fica aberto o espaço para discussão… A Openredu está abrindo caminho para que pessoas de outros lugares possam integrar a equipe, e acredito que seria fundamental acharmos outras formas e ferramentas para nos organizarmos de maneira mais efetiva e direta.

Resumindo os pontos à discutir:

  • Precisamos de outras ferramentas para nos organizarmos?
  • O Rocket.chat seria uma opção viável pra isso?
  • Dispomos de algum servidor para hospedá-lo, caso seja viável?

Eu sugiro o Discord, pois é gratuito também e já está hospedado.
Eu testei o Rocket Chat e é muito similar ao Slack, porém depende de um servidor com uma infraestrutua peculiar.
Já temos uma conta no Slack para o Openredu. Abandonamos pela limitação de histórico na versão gratuita. Nesse meio tempo eu testei outras plataformas, incluindo o Rocket e o Discord (conheci por um time de Devs).

O que eu recomendo é que o fórum seja o ponto central das discussões, pois já estabelecemos isso na reunião de planejamento. Levando em consideração que temos equipes e participantes de diversos tipos de conhecimento, assim teríamos que ter um esforço grande para manter todos os entrantes alinhados a uma ferramenta nova.
Fora isso, ainda tem a questão de que quanto mais plataformas agregarmos, mais descentralizada fica a comunicação e mais difícil fica para quem está entrando/colaborando/conhecendo.

Bom, se o restante do time dos designers e devs acharem interessante esse canal adicional de comunicação (Chat), podemos implantar isso sob gerência de um dos membros para que não fique algo solto, o que fatalmente levaria ao abandono mais adiante (lições aprendidas de outros momentos similares).

1 curtida