Pesquisa sobre Mineração de Dados

Boa tarde! Que tipos de dados poderiam ser extraídos da base de dados do Openredu que possam servir para a criação de modelos preditivos?

1 curtida

Boa tarde @arturfranco, eu não tenho a menor ideia. Talvez @raphaeldourado ou @jctv possam te ajudar.

1 curtida

@arturfranco Sua pergunta é voltada para modelos preditivos. Não sei qual escala é ideal ou que deseja para fazer o modelo, mas alguns dos tipos são, locais de acesso (Dispositivo utilizado, IP), recursos acessados da plataforma, fluxo de mensagens enviadas, tipos de comentários, horário de acesso, etc. Mas, como se é “comum” em processos de ciência dos dados, talvez te exija tratamento e consolidação anteriormente para fazer o que deseja. Quanto a rigidez da persistência acredito que sejam estruturados, talvez exista algo semiestruturado… @raphaeldourado e @hscs sabem informa?

Oi @arturfranco ! Desculpe a demora em responder.
Você pode ter uma ideia dando uma olhada no modelo de dados do Openredu, disponível em: https://github.com/Openredu/Openredu/wiki/Modelo-entidade-relacionamento

Existe um esforço em curso para facilitar a extração de dados para mineração no Openredu e aumentar a quantidade de variáveis disponíveis, mas ainda está em fase de desenvolvimento.

Qqr outra dúvida, estou à disposição.