Título:
Análise Qualitativa Sobre Engajamento No Uso De Uma Rede Social Educacional: Aprendizagem Colaborativa Sobre Doenças Genéticas
Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma análise qualitativa sobre engajamento no uso de uma rede social educacional apoiada por computador para o ensino-aprendizagem colaborativa sobre doenças genéticas. Como mediador das interações virtuais entre os alunos, professores, profissionais de saúde, pais e os familiares, utilizou-se o programa openredu, uma rede social educacional open source que, diferente dos fóruns virtuais tradicionais, sua arquitetura SOA é orientada a serviços, diminuindo a necessidade de interferência do professor. O principal objetivo é fazer uma análise qualitativa dos efeitos de uma rede social educacional sobre o engajamento de adultos em processos de aprendizagem colaborativa com ênfase no compartilhamento de informações e troca de experiências sobre doenças genéticas. Foi realizado uma pesquisa qualitativa empírica com técnicas de pesquisa exploratória por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários com o foco de compreender o contexto e logo após uma pesquisa-ação cujo o objetivo foi aplicar uma melhoria na prática em rede social educacional. Conforme avaliação do engajamento na rede social educativa e da satisfação dos usuários, os resultados obtidos demonstram, inicialmente, um simbólico engajamento e uma satisfação dos usuários que participaram do ambiente beta ou de testes. O engajamento e as contribuições dos participantes da rede no ambiente de aprendizagem mesmo que na fase de testes, irá proporcionar futuras melhorias da mesma.
Completo aqui:
- Link do SlideShare: https://www.slideshare.net/ClovesRocha
- Link do Prezi: http://bit.ly/2ok4CTk
Muito obrigado e Sinergia!