UX | Co-criação do processo de contribuições

Pessoal,

Estou muito feliz em receber vocês como voluntários na área de UX Design na comunidade Openredu. Gostaria de convidar vocês para juntos criarmos um processo e uma forma de gestão de nosso trabalho colaborativo. Já somos pelo menos seis colegas: @asg, @jeffersonalex, @Jackyscosta, @Patggarcia, @igor, @mgasoldan .

Nosso colega @dan1lo é especialista em contribuições em comunidades em projetos de software livre e ele nos ajudará a definir nosso processo!

Seja muito bem-vindo à Comunidade do software livre Openredu.org (GPL2). Somos uma comunidade de educadores, designers, programadores e empreendedores cuja missão é “Desenvolver e promover tecnologias que inspirem experiências libertadoras de aprendizagem”. Mantemos uma agenda constente de atualizações da tecnologia do ambiente de aprendizagem Openredu.

O que esperamos de todos os participantes é que possam voluntariamente contribuir com as ações de desenvolvimento e promoção. Na próxima 3ª feira 17 h faremos uma reunião para orientar os designers que estnao chegando no grupo assim como você.

Abraço,
Alex

2 curtidas

Bacana, @asg!

Super topo. Vamos criar sim.

Podemos até arrumar uma call com o Flavio, dono da Startaê. Eles são acostumados com o conceito de trabalho chamado Officeless, e acredito que possam nos trazer boas referências.

2 curtidas

Adoraria! Vamos nessa. Fique à vontade para articular. Para designer, acredito que há muitas formas de o trabalho voluntários incorporar valor em seus perfis profissionais, Mas quero aprender com vocês!

Muito legal @asg !

Infelizmente por conta do meu horário de trabalho, não vou conseguir participar desta reunião de terça :frowning:
Não sei se é possível algum registro dessa reunião ou ao menos um post resumindo os pontos principais que foram discutidos, assim eu consigo me inteirar um pouco a respeito.

@mgasoldan Obrigado por compartilhar este link, já inclusive fiz meu cadastro no site, realmente muito interessante.

Abraço a todos.

2 curtidas

@raphaeldourado estou pensando em colocar a prototipagem dos resultados de teu experimento do semestre passado como resultado de UX para o grupo começar a trabalhar em processo. O que acham @raphaeldourado e @jeffersonalex ?

Pessoal, sobre o plano de atividades desse processo de co-criação em UX/UI, gostaria de observar algumas formas de realizarmos. Postem suas observações, pois é um plano aberto.
O que pensei é uma abordagem centrada em componentes, assim podemos realizar testes, pesquisas, prototipação e validações de melhorias.

Essa abordagem seria algo para assimilar ao “mindset” das bibliotecas de front-end, onde se pensa em componentes e suas interações. A exemplo de React.JS e Angular.IO, onde o desenvolvimento é centrado em componentes de interface.
Para exemplificar:

  • Componente Busca
  • Interface da busca (estética e localização);
  • Interação da busca (uso e feedbacks);
  • Comportamento da busca (global, local, com filtro)

Assim, como existem diversos componentes na interface e a ideia é construirmos melhorias projetadas para o futuro, estaremos alinhados aos front-ends que chegarem com esse mindset. Além de “granularizar” os problemas para dividir entre os membros.

O que acham?

Outra oportunidade em paralelo é seguir com um estudo realizado pelo colaborador @raphaeldourado, onde realizou um experimento com alguns usuários no caso de uso “Incluir/convidar membros ao curso”. Sendo uma função macro que envolve vários componentes e fluxo de execução específico.

2 curtidas

Acho ótimo!

Quem sem interessar pode conferir um relatório do estudo neste link: https://drive.google.com/file/d/1r56omu-063t1AvshqdnVhinT1UEP4hzN/view?usp=sharing

Na última conversa que tive com @jeffersonalex, pensamos em prototipar e testar uma remodelagem das interfaces envolvidas no estudo para resolver os problemas identificados.

Quem topar, só entrar em contato com a gente :slight_smile:

Abç!

2 curtidas

@jeffersonalex ,

Achei interessantíssimo esta abordagem, sou inexperiente mas acredito que consegui idealizar bem o funcionamento da mesma, se tiver algum material ou alguma dica de material para aprofundamento disto será ainda melhor, mas acredito que particularmente, consigo me resolver neste sistema que propôs.

@raphaeldourado,
Cara eu topo 100% em participar deste trabalho. Ainda não terminei de ler o arquivo todo, irei realizar a leitura mais algumas vezes para ter total entendimento das necessidades que identificou, mas deixo aqui minha vontade em fazer parte disto. Abraços.

1 curtida

@jeffersonalex

Com relação a sua proposta, acredito que nada nos impede de testar ela e analisar como vai ser o desempenho da equipe trabalhando com esse tipo de abordagem centrada em componentes. Ela parece ser interessante.

@raphaeldourado

Parabéns pelo estudo! Na seção ‘Discussão’ da página 3, alguns tópicos eu não entendi porque ainda não utilizei a openredu. Mas farei isso. Ficou um estudo muito bem feito e documentado. Eu ainda preciso me ambientar com a plataforma, mas, assim que o fizer, gostaria de poder ajudar vocês sim. (:

Se couber mais um, é só chamar.

1 curtida

Prezados,

Infelizmente não consegui estar online hoje às 17:00 h. Vocês poderiam participar da reunião amanhã 17:00 h para discutirmos esse processo?

Grato por responder aqui…
Alex

Ótimo @igor! Vamos alinhar os próximos passos na próxima reunião da comunidade.

@mgasoldan, cabe mais um sim, com certeza! Vamos conversar na próxima reunião da comunidade. Depois podemos marcar uma reunião à parte também para tirar as dúvidas que ficarem sobre o estudo.

Abraço!

Bom dia, Boa tarde,

Pessoal, vocês topam realizar nossa primeira reunião hoje 17:00 h?

Abraço,
Alex

Topo sim, @asg! Estarei lá.

Ótimo @raphaeldourado, a gente vai conversando.

1 curtida

Prezados,

Sinto muito pelos desencontros desta semana. A mudança de rotina e meios de transporte e deslocamentos não permitiram a realização de nosso tradicional reunião da 3ª feira 17:00 h.

Gostaria de confirmar e convidar a todos a realizarmos nosso encontro na próxima terça-feira, 05/06, 17:00 h (GMT-3, Recife Time).

Na ocasião estaremos usando um link Hangouts. Na pauta:

  • Estruturação de um processo de contribuições para a área de UX Design
  • Apresentação dos novos colegas

Espero a todas e todos na ocasião!
Forte abraço,
Alex

1 curtida

O link para nossa reunião: http://youtu.be/HL94KMIQuRM

1 curtida

@asg, não era um link no hangout?

Bom dia @mgasoldan,

De fato, estava no Hangout. Irei entrar em contato com cada colega individulamente antes da próxima reunião.

Abraço,
Alex

Oi gente, peço desculpas, tive muito trabalho mas agora estou com mais tempo. Eu gostaria de saber onde posso começar ou se vocês me recomenda ler sobre um tópico em particular para estar atualizada. Eu acho que entre Barcelona e Brasil há 5 horas de diferença de tempo. Pode ser difícil para mim concordar em uma hora exata para a reunião, mas quero que vocês saibam que estou muito disposta. Deixo meu e-mail para qualquer comunicação: gonzalezgpatricia28@gmail.com

2 curtidas

Bom, aproveitando a deixa da @Patggarcia, se quiserem entrar em contato comigo, é só mandar um email para: mgasoldan@gmail.com

1 curtida

Prezados @Patggarcia, @mgasoldan , demais colegas

Agradeço pelo interesse pelas atividades de UX da comunidade Openredu e envio dos contatos. Desejamos construir com vocês um processo de UX que seja simples para que possamos atuar em rede para promover a evolução do mesmo e efetiva contribuição para a área de Educação.

Um processo simples poderia ser algo como: (1) identificação de um pequeno problema de usabiidade, (2) realizar testes com uma pequena amostra de usuários, (3) usar Figma ou similar para propor as melhorias, (4) realizar as telas frontend, (5) entraga à equipe de desenvolvimento via GitHub com dada projeto coordenado usando um painel em https://github.com/orgs/Openredu/projects.

O que acham? Se concordarem, podemos iniciar a partir do primeiro estudo compartilhado pelo @raphaeldourado recentemente:

Quem sem interessar pode conferir um relatório do estudo neste link: https://drive.google.com/file/d/1r56omu-063t1AvshqdnVhinT1UEP4hzN/view?usp=sharing3

O que acham?
Alex

1 curtida