[sugestao]Como melhorar onde achar tarefas para fazer na comunidade?


#1

olá pessoal,
investigando como o pessoal faz para mostrar as tarefas para novatos, notei que é um processo um tanto quanto complicado e que difere entre comunidade e comunidade.
Em geral, as comunidades atuam com maillist, irc e foruns para realizar esse processo, alguém se apresenta, um membro que seria algo como gestor de configuração (existe vários em comunidade maiores) , entra em contato, faz uma mini-entrevista, e direciona o interessado para uma tarefa que é o perfil dele. O membro atua como mentor também.

isso é interessante, por diversos motivos como: um acompanhamento mais de perto da comunidade para não deixar o membro sozinho e ele se desmotivar, possibildiades de feedback e aprendizado… a possibilidade de direcionar tarefas mais estratégicas para serem realizadas prioritariamente…
é interessante notar que algumas comunidades nem deixam essa lista disponvível, se isso é uma boa prática, eu não sei. Penso por mim, tenho que me apresentar na comunidade para saber se tem algo que quero fazer…

mas concordo com @hscs e tiago(eu acho [ da vitra]) que isso pode ser automatizado em certa parte, por isso achei esse site e trouxe como exemplo:
https://www.whatcanidoformozilla.org/

ele direciona em alguns momentos para a lista do git…
Algo assim ajudaria muito!

Em tempo, sugiro também que a gente defina EXPLICITAMENTE as pessoas para serem nossos “gerentes de configuração” nas mais diversas áreas o quanto antes, só assim a gente pode definir necessidades e formas de acompanhamento com mais clareza.

Por exemplo:
-implantação
-mobile
-web
-infra
-segurança(?)
-educacional
-design
-comunicação
-análise de dados (?)
-…(alguém lembra de mais?)


#2

https://www.joshmatthews.net/bugsahoy/?

este site para encontrar task também vale a pena ser mencionado.


#4

@dan1lo,

Aprendi com tua postagem que devo entrevistar as pessoas. Você tem toda razão. Farei isso ao longo da semana.

Sobre o sistema, acho que podemos fazer isso de forma simples com um formulário ou um sistema de cadastro. Por favor, poderias acompanhar o trabalho do @Eduardo01?

Abraço,
Alex


#5

@dan1lo,

O que achas de usar esse sistema para gerir os projetos: https://github.com/Openredu/Openredu/projects

Alex


#6

Minha contribuição para a discussão: https://medium.com/officeless/como-melhorar-a-comunicação-do-seu-time-com-o-slack-6d5a51c7d557

Um dos problemas do Slack, é que a versão gratuita dele limita o número de mensagens até para 10 mil, se não me engano. Mas já ouvi falar de outras ferramentas semelhantes. Aqui vai uma lista: https://www.workzone.com/blog/slack-alternatives/

Foco para o Let’s chat, Mattermost, Rocket.chat,Ryver, etc.


#7

Olá @mgasoldan,

Ótimas sugestões. Vamos ouvir os demais colegas.

Grato,
Alex


#8

Talvez não seja você a entrevistar as pessoas, e sim os lideres de cada área. Se ficar só com você, isso pode virar um gargalo.


#9

Concordo,

Amanhã a reunião será muito importante para definirmos esse proceso mínimo de inclusão de novos colegas na área de design.

Abs,
Alex