Sobre a categoria Educadores

Duvidas relativas ao uso do Openredu, novas praticas de ensino, recursos educacionais abertos, materiais de apoio…

Olá professores! Sejam bem vindos, esta área é dedicada a vocês.

A formação inicial para uso da plataforma é muito prática. Desde a primeira experiência até começarem a colaborar e definir materiais, o aprendizado para usar o Openredu ocorre em 25 minutos! As interfaces do Openredu são projetadas para que evitar dificuldades relativas ao uso da plataforma, buscando também motivação e satisfação contínuas na sua utilização. Quanto mais você usa, mais interessado e empolgado com o ambiente você vai ficar!

Logo que o usuário faz seu cadastro, há um tour virtual à disposição que mostra as principais partes da interface. Recomendamos experimentar o ambiente e perceber o quanto é interativo e simples de usar. Na parte inferior direita da interface há uma forma de interação direta com a equipe de suporte. A opção chama-se ‘Deixe seu recado para nós!’. Essa parte é conhecida como oráculo do Openredu, pois ela responde qualquer dúvida.

É muito importante conhecer as experiências da comunidade de usuários do Openredu, os projetos educativos baseados no uso deste ambiente. Nesta página organizamos o conjunto de materiais que podem ser utilizados por professores para entender o ambiente de aprendizagem Openredu.

1 curtida

Boa noite bouckaert,

Eu me chamo Wilkens e moro aqui em Campina Grande/PB. Participei por um tempo do projeto Amadeus na equipe de divulgação da aplicação, com boa interação e amizade com o professor Alex Sandro.Gomes. A mais de 10 anos pesquiso, experimento, testo e ajudo a desenvolver tecnologias educacionais baseadas em software Livre e código aberto, aplicadas à educação. Isso foi assim durante a graduação em Licenciatura em Computação na UEPB, no mestrado em Educação Matemática e Tecnológica na UFPE e também no futuro doutorado, se Deus quiser, a partir de 2020 na UFPB.

Porque estou contando esta história? Primeiro pelo meu engajamento na causa do software livre com todos os valores que o movimento representa para a Universidade, o conhecimento e para a educação, na perspectiva de uma educação libertadora. Segundo porque, após assistir a palestra do Alex na USP --> (http://openredu.org/institutional/know-openredu/) eu fiquei muito curioso para conhecer o OpenRedu, embora desde o início tenha sido convidado a testar e usar a ferramenta…tudo tem o seu tempo certo! O professor Alex Sandro conseguiu chamar, prender a minha atenção e despertara minha curiosidade e o desejo de conhecer o OPenRedu. Portanto, se esta conversa vingar, pretendo testar e usar o OpenRedu em vários experimentos ligados ao projeto de doutorado e noutras atividades formativas, inclusive na formação continuada de educadores populares.

Como o texto já está longo demais, ficarei por aqui. Mas, gostaria de deixar uma pergunta: é possível usar o OpenRedu através do celular para criar e acompanhar turmas a distância? Estou pensando na formação de professores/as!

Seguiremos conversando. Muito agradecido pela dádiva da mais ferramenta a serviço da liberdade de produzir conhecimento, de acessá-lo e compartilhá-lo também livremente. Aguardo ansiosamente pela resposta.

Wilkens Lenon Silva de Andrade
wlenon@softwarelivre.org
(83) 98826.9183

2 curtidas

Olá @wlenon,

Em primeiro lugar, seja bem-vindo à nossa comunidade. O desejo de criar e difundir soluções livres que você conheceu ao longo da trajetória do Amadeus se replica aqui e com ainda mais intensidade.

A nossa comunidade tem a liderança de um centro de excelência (CIn UFPE, PPGCC CAPES 7) e um desejo muito grande transformar a realidade do ensino no Brasil.

O código do Openredu encontroa-se em http://openredu.org/. Nosso fórum é aqui e nossa equipe está a tua disposição para empoderar você a exercer tuas liberdades com o código (GPL2).

Fico à disposição!
Alex

1 curtida

Alex, velho amigo! Que alegria rapá!

É novidade do lado de cá e novidade do lado daí :). Preciso falar contigo, por favor. Continuarei interagindo por aqui e quero mesmo usar o OpenRedu para formar professores. No entanto, preciso ter a pergunta sobre o uso da aplicação no celular, para um projeto de formação de professores. Nesse sentido: 1) É possível usar o OpenRedu, no celular, em nuvem? 3) Tem que instalar num servidor específico, mas, sendo possível usar em modo mobile? Tem outras perguntas, mas, estas são as mais importantes.

Meu velho, mil possibilidades estão passando pela minha cabeça. Espero que este reencontro/retomada de parceria prospere.

Muito agradecido!

Abraço.
Wilkens.

P.s.: Coloca teu e-mail ae.

1 curtida

Olá @wlenon,

Desculpe a demora!

A interface do Openredu ainda não é responsiva. Estamos trabalhando para torná-la. No Git há dois modelos de aplicativos para celular: https://github.com/Openredu/Openredu, apk https://github.com/Openredu/mobile

Aqui na comunidade quem está atualizando o código do apk é o @matias.diogenes.

Se quiser agendar uma vídeoconferencia estou à disposição para trocar experiências.

Muito feliz de ter você em nossa comunidade!

Forte abraço, e feliz Páscoa.