Openredu na SEE - O mooc

Considerem que sou educador com interesse na pesquisa em educação com tecnologias digitais. Aposto na associação de rede social educacional com a escola pública. Neste sentido argumento que a instancia do Openredu instalada na ATI a serviço da educação em todas as escolas da rede pública do estado de Pernambuco representa um enorme passo para desenvolvimento de trabalhos envolvendo pesquisa, ensino e aprendizagem em todas as áreas da educação.
No entanto fazer funcionar e manter esta instancia vai continuar exigindo de todos nos colaboradores uma paciencia enorme para (com)viver nessa seara chamada estado. Porque os paradigmas são distintos, se nao vejamos: nossa dedicação aqui na Comunidade é trabalho é voluntário e como tal os colegas fazem o máximo de si para dar conta de tanta trabalho altamente qualificado e, portanto, caro mas para esse “estado”, gratuito. Que ótimo, até aqui tudo maravilhoso. Acontece que esse trabalho muitas vezes precisa de horários alternativos ao que convencionamos comercial e muitas vezes isso não é possível. Outro item normal na estrutura de governo são os mecanismos de autorizantes. Para um simples acesso de manutenção é preciso uma sequencia de memorandos, oficios, carimbos… Vejam um exemplo que ocorre na gestão de uma escola, nosso ambiente de trabalho: Para comprar coentro é preciso licitar, mas antes é preciso definir o quantitativo possível de ser adquirido. Isso se faz multiplicando o valou per capta, pela quantidade de alunos e quantas vezes esta previsto no cardápio. No caso do coentro: (per capta 0,002g x 148 alunos x 1 = 0,296g que no mercado corresponde a 3 molhos de coentro. Pronto consulta três fornecedores, escolhe melhor preço edita a ordem de compra e emite o cheque (não esqueça de reservar uma cópia do cheque e no verso descreva a razão de emissão). Por vivenciar todo esse processo eu tomo as dores dos nossos bravos desenvolvedores, heróis e rogo tenha muita paciência que vai valer a pena. faremos isso por pelo menos milhão de alunos na rede p[publica, gente em sua maioria pobre como nos e tenhamos fé no que entre tantos surgirão ou tantos desenvolvedores solidários com a causa do SOFTWARE LIVRE.
P.s. escrito direto no fórum, a revisão vem com o diálogo a seguir.

2 curtidas

Prezado Colega Professor Francisco Romildo,

Parabenizo pela reflexão. Estamos todos prontos e incansáveis para atingirmos o objetivo de colocar toda a tecnologia do Openredu à serviço do maior número de alnos.

Estamos juntos,
Forte abraço,
Alex