Em primeira mão, nosso capítulo com o colega Edson Pimentel, UFABC, sobre a noção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Nele tratamos as seguintes perguntas: Quais são os tipos de ambientes que podem ser usados para ampliar o leque de possibilidades de interação na sala de aula? Quais são as suas funcionalidades básicas? Como as funcionalidades estão relacionadas à prática docente em todas as suas etapas? Quais são os canais de comunicação e como a colaboração pode ocorrer nesse tipo de ambiente? Ilustramos as respostas com o AVA Openredu, um conceito de AVA em forma de rede social. Mais em [https://ieducacao.ceie-br.org/ava/]
Como citar o capítulo:
PIMENTEL, Edson Pinheiro; GOMES, Alex Sandro. Ambientes Virtuais de Aprendizagem para uma Educação mediada por tecnologias digitais. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (Org.). Informática na Educação: autoria, mídia, letramento, inclusão digital . Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v.5) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/ambientesVirtuaisDeAprendizagemParaUmaEducacaoMediadaPorTecnologiasDigitais/