Nova estrutura do Forum

Pessoal,

Como comentado na reunião, PARA crescer, e POR crescer devemos utilizar o forum com mais “força” tanto para nossa organização, quanto para gestão de tempo, gestão de conhecimento etc.

Dito isso, Whatsapp é uma ótima ferramenta mas ela não foi feita para diversas necessidades que vamos precisar, imaginem uma comunidade de 100 pessoas no whats, vai ser uma agonia… E tenho certeza que 100 pessoas ativas é bem menos do que nos queremos! Não estou propondo o fim de sua utilização, mas a utilização correta. Para comunicação com urgência, para uma dúvida rápida, para pedir a participação em um evento…

Com isso, fiquei com a tarefa de reoganizar o nosso forum.

Comentem minha sugestão de mudança de estrutura do forum.
Primeiro:
No lugar de vários tópicos sobre tudo, um link para cada área como no exemplo a seguir:

Isto é importante porque mesmo com o filtro, para uma pessoa leiga e iniciante, nossa estrutura é um pouco complexa. Dividir em tópicos vai estruturar nosso forum melhor. Será muito mais fácil gerir as informações…

Portanto, o modelo prosposto é o seguinte:

Onde as caixas são os “link tópicos”/seções que ficarão na primeira página do forum.

O que faz cada “seção”, a gente pode adequar depois, coloquei exemplos de seções que EU achei que fariam sentido. Se alguém tiver algo a gente pode conversar…

Outra coisa o TRELO e o Github são ferramentas importantes, mas minha sugestão é que eles fiquem para ser utilizado pela gerência e controle dos devs.
-Imaginem 100 pessoas utilizando o trello de uma vez…
-Imaginem o esforço inicial para usar o git para reportar, olhar o que tem que ser feito etc…
**Aqui vai uma observação, as tarefas precisam estar muito fáceis de serem vistas e entendidas, a dificuldade de saber o que fazer, a quem pedir ajuda e como fazer é uma das principais barreiras para comunidade opensource. **

Portanto, colocar as informações no forum, vai atrair e facilitar os novos membros, temos que lembrar que tem gente que não é de computação, e até mesmo os novos alunos as vezes não têm conhecimento nessas ferramentas, em um primeiro momento, facilitar para eles vai ajudar a gente a atrair com mais facilidade.

Até mais…

2 curtidas

Entao as categorias (Infraestrutura, dev, design, prestadores, etc) que temos agora seriam subcategorias de todas essas ai, digo com marcadores (ou subcatergorias)? Porque elas “se encaixam” em todas essas categorias principais acima. Existe uma postagem do Yves sobre como fazer essa categorização e subcategorização.Link., Gostei da sua sugestão :slight_smile:.

1 curtida

Sim, seriam.

Talvez algumas precisassem deixar de existir, por exemplo, faculdadesaomiguel nao faz tanto sentido mas uma subcategoria ajudaestudantes talvez faça mais…ou ainda algo realmente ligado ao problema uma vez falculdadesaomiguel nao ajuda muito quem chega a comunidade (mesmo quem é da São Miguel)

Olá @dan1lo. A sugestão é super benvinda e oportuna. Temos de sinalizar os caminhos de entrada de novas pessoas na comunidade e isso precisa ser feito com mídia digital para que possamos atingir escala. Uma sugestão que faço é que você observe as seções da página http://openredu.org pois analisamos uma grande quantidade de comunidade de software livre e as seções ali foram muito elaboradas para que o site seja reconhecido como de uma comunidade de software livre. Eu acho que algumas seções aqui no fórum podem seguir o que encontramos lá, como: aprender, conheça, colabore! No mais, esse e toda e qualquer açõa que permite a novos entrante se achar e entreder como contribuir apenas usando as nossas mídias sociais são super bemvindas! Vamos em frente com esse foco: deixo tudo muito claro para novos colaboradores. Entenda que comunidades já existem e imitar as boas práticas é totalmente legítimo! Por exemplo, olha esse super bom fórum do Liferay: https://web.liferay.com/community/forums :slight_smile:

Concordo, mas há muitos conteúdo legais. Tenta organizar. Mas concordo em deixar a interface inicial muito objetiva, clara e comunicando bem como as pessoas acham o que precisam!

Conversando com comunidade, ajustamos alguns nomes.

1 curtida

Olá @dan1lo. Ficou bem melhor. Como sempre podemos fazer melhor, recomendo impementar as mudanças e na continuidade iremos realizando ajustas sempre que necessário. Abraço, Alex

Olá @dan1loquando teremos a nova estrutura no ar?

Professor,
@jctv ficou de entender a viabilidade disso com os desenvolvedores, pois não tenho o contato com os mesmos.

Como eu não sou admin do forum, não sei se existe outras alternativas, você é?

Você conseguiria me colocar como admin? pelo menos para eu ver as possibilidades, depois você poderia tirar.

Falei com @Yves (ainda vai dar uma olhada) e @rlsma disse que não sabe se dar pra fazer facilmente por não ter mexido muito nessa parte, mas ele é parece ser bem configurável. A gente espera a reposta de Yves que foi que acessou mais, e podemos já definir atividades para como se daria essa nova reformulação, que vai dar, nos desenvolvedores que não temos ativamente ainda, que é o maior dos problemas. Só precisamos de confirmação de Yves para saber se podemos de fato fazer ou não com o que já temos. :frowning:

1 curtida

@dan1lo, @jctv, o @bouckaert está indo ao CIn amanhã na hora do almoço. Por favor, tentem verificar a senha de admin do fórum para odemormos gerenciar ele por completo, por favor!

1 curtida

Olá @wsantos, esse é o tópico!

Alex, seu usuário já é admin! Assim como o @dan1lo.

1 curtida