Pessoal,
Como comentado na reunião, PARA crescer, e POR crescer devemos utilizar o forum com mais “força” tanto para nossa organização, quanto para gestão de tempo, gestão de conhecimento etc.
Dito isso, Whatsapp é uma ótima ferramenta mas ela não foi feita para diversas necessidades que vamos precisar, imaginem uma comunidade de 100 pessoas no whats, vai ser uma agonia… E tenho certeza que 100 pessoas ativas é bem menos do que nos queremos! Não estou propondo o fim de sua utilização, mas a utilização correta. Para comunicação com urgência, para uma dúvida rápida, para pedir a participação em um evento…
Com isso, fiquei com a tarefa de reoganizar o nosso forum.
Comentem minha sugestão de mudança de estrutura do forum.
Primeiro:
No lugar de vários tópicos sobre tudo, um link para cada área como no exemplo a seguir:
Isto é importante porque mesmo com o filtro, para uma pessoa leiga e iniciante, nossa estrutura é um pouco complexa. Dividir em tópicos vai estruturar nosso forum melhor. Será muito mais fácil gerir as informações…
Portanto, o modelo prosposto é o seguinte:
Onde as caixas são os “link tópicos”/seções que ficarão na primeira página do forum.
O que faz cada “seção”, a gente pode adequar depois, coloquei exemplos de seções que EU achei que fariam sentido. Se alguém tiver algo a gente pode conversar…
Outra coisa o TRELO e o Github são ferramentas importantes, mas minha sugestão é que eles fiquem para ser utilizado pela gerência e controle dos devs.
-Imaginem 100 pessoas utilizando o trello de uma vez…
-Imaginem o esforço inicial para usar o git para reportar, olhar o que tem que ser feito etc…
**Aqui vai uma observação, as tarefas precisam estar muito fáceis de serem vistas e entendidas, a dificuldade de saber o que fazer, a quem pedir ajuda e como fazer é uma das principais barreiras para comunidade opensource. **
Portanto, colocar as informações no forum, vai atrair e facilitar os novos membros, temos que lembrar que tem gente que não é de computação, e até mesmo os novos alunos as vezes não têm conhecimento nessas ferramentas, em um primeiro momento, facilitar para eles vai ajudar a gente a atrair com mais facilidade.
Até mais…