Guia de instalação do OpenRedu no Ubuntu

Para quem estava ansioso em ver o OpenRedu rodando na sua maquina, atualizei a wiki com o setup do ambiente no Ubuntu.

Estou abrindo esse tópico para duvidas e sugestões de melhorias no tutorial:

OpenRedu Setup (Ubuntu)

Let’s code, let’s have fun! :

4 curtidas

Atualiza o link para o tutorial.
O git e as chaves SSH de acordo com este tutorial do GitHub
https://help.github.com/articles/generating-ssh-keys/

1 curtida

Como ninguém mencionou nada até agora:

eu instalei o OpenRedu em um netbook com Linux Mint 17.2, que não tinha muita coisa instalada, e tive que instalar duas coisas a mais para poder concluir:

  1. sudo gem install bundler, para rodar o bundle install. Não sei se já era para ter vindo no ruby, enfim;
  2. sudo apt-get install ruby1.9.1-dev (vi aqui, foi o mesmo que ocorreu comigo). Houve um erro durante a instalação da gem do JSON, durante o bundle install, daí tive que pegar esse pacote. Eu venho testando há uns 3 dias e não vi nenhum erro devido a esse pacote.

Não sei se alguém mais teve esse problema, mas foi só isso que eu encontrei a mais para fazer.

@tuliolages Você seguiu o tutorial? Instalou o Ruby pelo RVM? o RVM instala o bundler junto com o Ruby.

Conseguiu concluir o Setup e rodar o OpenRedu?

Eu segui, mas talvez tenha dado algum problema durante a instalação do ruby sem eu perceber.

Enfim, eu consegui instalar no mesmo dia em que postei aqui. :dog:

Olha galera, a nova versão do Ubunto (15.04) tem que baixar o Mongo na versão 14.04

echo “deb http://repo.mongodb.org/apt/ubuntu trusty/mongodb-org/3.0 multiverse” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/mongodb-org-3.0.list

https://docs.mongodb.org/manual/tutorial/install-mongodb-on-ubuntu/

1 curtida

Segui o tutorial e consegui levantar uma instância.
Instalei o Rails com Passenger sob o Nginx, e esta rodando nesta URL: http://openredu.ifac.edu.br

Meu ambiente ficou assim:
Máquina Virtual: VMware ESXi
SO: Ubuntu 14.04.3 LTS
Nginx version: nginx/1.8.0
Phusion Passenger: version 5.0.21
Mysql: 5.6.27-0ubuntu0.14.04.1

1 curtida

Pessoal,

Estou sentindo-me um pouco confuso, provavelmente devido ser os primeiros contatos com OpenRedu.

  1. Levantei o ambiente - http://openredu.ifac.edu.br/ - OK
  2. E agora, qual o próximo passo? Acessar como administrador? Criar um usuário?
  3. Tentei seguir a github.com/OpenRedu/OpenRedu/wiki que tem o link de Central de Ajuda: Tutoriais de suporte no uso da plataforma, mas a central de ajuda redireciona para https://ajuda.redu.com.br/user_sessions/new, tem que ter acesso a este Grants Portal?

Desculpe tantas perguntas que pode ser considerado bobas, mas é que estou meio atrapalhado neste início.

Oi Jonas,

Bem vindo a comunidade.

:clap: Parabéns pela instância :tada:

Os próximos passos, de uso do Openredu, você pode encontrar no livro.

Atualizei na wiki o link da central de ajuda, agora em: ajuda.openredu.com

Nenhuma pergunta é boba… Estamos todos aprendendo! :grin:

prezados!

Segui os passos para instalar o openredu, porem não funcionou ou estar faltando algo pra funcionar.

Tem outro tutorial mais detalhado ?

Eu estou tentando instalar ele no meu Orange PI é parecido com o raspberry.

Aguardo seu retorno

Oi Wanderson,

Bem, o ideal seria saber em que parte você não conseguiu avançar na instalação.

Quando eu estava instalando pela primeira vez, segui praticamente todos os passos mas a instância não carregava, até que me informaram que precisava dar um start no servidor de busca SOLR, então foi só rodar o comando abaixo que o sistema passou a acessar na porta 3000 (padrão rails):

    ```
     # rake sunspot:solr:start
    ``` 

Então, sendo necessário sempre iniciar o SOLR, resolvi criar um script para carregar automaticamente quando a máquina fosse ligada. Coloquei no /etc/init.d. No meu caso, o script ficou assim:

    ```
    #! /bin/sh
       ### BEGIN INIT INFO
       # Provides: sunspot
       # Required-Start: $remote_fs $syslog
       # Required-Stop: $remote_fs $syslog
       # Default-Start: 2 3 4 5
       # Default-Stop: 0 1 6
       # Short-Description: sunspot
       # Description: This file starts and stops sunspot server
       #
       ### END INIT INFO

       case "$1" in
        start)
           exec /bin/su - openredu -c "cd /home/openredu/OpenRedu; rake sunspot:solr:start"
           ;;
         stop)
            exec /bin/su - openredu -c "cd /home/openredu/OpenRedu; rake sunspot:solr:stop"
            sleep 10
            ;;
        restart)
           exec /bin/su - openredu -c "cd /home/openredu/OpenRedu; rake sunspot:solr:stop"
           sleep 20
           exec /bin/su - openredu -c "cd /home/openredu/OpenRedu; rake sunspot:solr:start"
           ;;
        *)
          echo "Usage: sunspot {start|stop|restart}" >&2
          exit 3
          ;;
        esac
    ```

Agora, existe este outro tutorial da instalação do zero em um VPS:

1 curtida

Olá Wanderson, nosso guia de instalação na plataforma Vultr precisa de uma nova edição, o motivo é que na nova versão Exodia do Openredu muitas dependências/serviços pagos foram retirados da aplicação.

Sentimos muitas dificuldades também, por isso resolvemos documentar ao máximo esse processo.

Precisamos urgente de uma gerência de configuração, exemplo: no Site do UBUNTU podemos utilizar diversas versões do sistema, assim podemos escolher qual a versão atende as nossas necessidades ou não.

Espero ter contribuído com a discussão e vamos em frente. #Sinergia!

desculpe a demora pra responder, falta de tempo por motivo faculdade e trabalho.

Bem com ajuda de um amigo meu consegui instalar ele no meu orange pi.

Agora eu não sei como acessar o painel de administrador.

Você sabe como ?

Valeu!

Aproveitando, sou Fernando Marroquim, trabalho no Movimento Pró-Criança na área de educação e Robótica Livre, também sou Designer de Software Livre.
Estou à disposição para contribuir.

2 curtidas

@fernandomarroquim seja bem-vindo, será bem aventurado junto a nossa equipe de design e comunicação.

Bom dia, durante a instalação do RVM no ubuntu 16.04 deu o seguinte erro:
/home/educador/.bash_profile: linha 2: /home/educador/.rvm/scripts/rvm: Arquivo ou diretório não encontrado

Logo após no comando type rvm | head -n 1 informa que não foi encontrado e nos comandos seguintes que os comandos não foram encontrados.