MOOC Formulario de inscrição

Que caminhos podem facilitar a inscrição em um mooc?

  1. direto no acesso ao endereço da instancia (1)?
  2. utilizando formulário do google e o administrador realiza o convite (2)?
    No promeiro caso apos a criação do mooc espera-se que o sistema caminha sozinho - afinal o usuário “encontrou” o curso, acessou a plataforma, preencheu o cadastro e pronto. No entanto, corre-se o risco do usuário não oferecer todas as respostas ao perfil do usuário e o eventual pesquisador terá dificuldades por informações sobre essa pessoa, sobre tudo nos casos em que o inscrito abandonou o curso.
    No segundo caso, bem acho mais viável pois mesmo tendo um trabalho a mais que é de ter que “convidar” pela plataforma o usuário mas o cadastro ja estará totalmente respondido no ato da “inscrição”.
    Bem aqui é o momento de pedir sobre a composição, quais campos, do formulário do google são fundamentais. ou direto ao assnto alguem tem uma sugestão de formulario ja quase meio pronto?
    p.s. vamos precisar imediatamente para o mooc de educação mateática e para os mooc’s de educação especial do CAEE Arcoverde.
1 curtida

Oi, Francisco. Vou dar minha contribuição.

Acredito que esteja se referindo a um usuário (aluno ou professor) que queira conhecer a plataforma, e não uma instituição que queira instalá-la em sua infraestrutura. No segundo caso, acredito que o formulário seja melhor, ou qualquer outro contato com algum representante do OpenRedu.

Mas caso esteja se referindo ao aluno e professor que “caiu de paraquedas” na instância, acredito que não devemos dificultar seu acesso. Nos últimos meses, nós da equipe de design, ficamos a cargo de analisar a fundo diversas plataformas de LMS, similares ao OpenRedu. Analisamos Moodle, Skyprep, Docebo e outras. Cada uma com um objetivo diferente mas todas com o mesmo propósito (há vídeos de quase todas as análises). A lista inicial de plataformas para testar era bem mais extensa do que realmente testamos, isso porque muitas tem uma burocracia para que você tenha acesso à plataforma: você precisa entrar em contato com eles por formulário, e-mail ou até mesmo telefone ou Skype. O que dificulta muito o acesso do usuário.

Mas veja que, grande parte de plataformas que analisamos eram empresas privadas e não open source como o OpenRedu. Ou seja, visando facilitar o acesso do usuário ao produto, acredito ser desnecessária a criação do formulário. Ao invés disso, a equipe de Design e UX pode trabalhar em um processo de onboarding melhor que o atual, levando em conta que devemos sempre engajar o usuário para que não desista do curso mas sim indicar a plataforma para amigos, assim a comunidade crescerá.

Espero ter entendido sua proposta, caso não, por favor me diga.

Um abraço!

2 curtidas

Caro Lucas, estamos de acordo quanto a tornar o acesso fácil, sem dúvidas. Assim, também de ve ser o entendimento quanto ao MOOC, o menos restritivo possível, no entanto na contramão desse raciocínio vem a questão de no momento que que qualquer pesquisador iniciar um levantamento de usuários precisa de informações básicas de quem é esta pessoa que participou do curso. Isso por exemplo em relação aos cursos do CAEE que são bem específicos.

1 curtida

Olá retomo a questão proposta acima tentando explicar melhor.
Vamos a situação real: o CAEE criou e divulgou os cursos. Qual o procedimento para inscrição?
Essa pergunta muitas pessoas estão questionado isso agora.
Procurei informações sobre como o CEFOSPE faz esse processo, utiliza um serviço web gratuito “credencial imaster”. Ainda acho um formulário do google mais produtivo.

1 curtida

Ola tod@s, Aqui no CAEE estamos elaborando o formulario a ser utiliado para inscriçao nos cursos.
Assim ja fica a noticia que decidimos utiliar um formulário externo ao do Openredu e por consequencia uma pessoa na escola fará a inscriçao no curso escolhido e eniar o convite pela plataforma.
itens no formulario:
Nome:
Email:
Celular:
estado
cidade
escolha o curso
CPF:
RG:
Nascimento:
Sexo:
Endereço:
Cep:
Estado:
cidade:
Bairro:
Rua:
Necessidade especiais sim nao
como soube do curso:
qual o interesse no curso?
( ) trabalha educaçao
( ) interesse particular
( ) para sociedade civil

1 curtida

Férias? que férias se tenho em meu juízo que criar as condições para que pessoas encontrem, acessem, cadastre no openredu e ainda encontre o curso e por fim solicite inscrição.

Neste momento (23h28 do dia 03/01/2019) decido que o melhor é desistir de criar o formulário seja no google ou como sugeriu Prof @jlopes no desses site que cria eventos, citou como exemplo um utilizado o Cefospe. Desistindo de um formulário por fora do Openredu é preciso criar um roteiro ou se quiser chame de outra coisa, mas um roteiro que explique como acessar o site da plataforma e ja aí tem um diferencial entre o mooc de educação matemática que foi elaborado na instancia ufpe e os mooc’s do CAEE que foram criados na instancia da SEE (Secretaria de Educação de Pernambuco).
Estou quase convencido que este caminho é melhor, mas seria mais ou menos assim:
Na divulgação: Solicite inscrição pelo email … tal. Na resposta segue uma pagina com as insformações:
acesse: mooc.educacao.pe.gov.br
aos 00h33 minutos da sexta-feira 04/01/2019 teminei a folha/roteiro que segue anexo aqui mas… sugiu um problemão! quando o usuário coloca o termo “centro de” para a busca o sistema retorna uma mensagem de erro!
O ROTEIRO O ROTEIRO
openredu_criar_conta_6_ERRO

Francisco,
qual o perfil de teu publico ?

1 curtida

Olá caríssimo Danilo, sobre o público alvo. No caso do CAEE o público é bem eclético, são educadores de diversas áreas, sociedade civil, familiares de pessoas com deficiência…

1 curtida

Rapaz, fazer um tutorial para esse público todo vai te dar dor de cabeça. o teu 5 passo, não tem como pegar o link do centro e deixar só para a pessoa clicar ?

o link da pagina do centro no open redu

1 curtida

Vou tentar novamente, mas ao meu ver so funciona se o usuário estiver logado.

1 curtida

Eai seu certo?..

2 curtidas

Caro Danilo, ainda sem definição quanto ao formato para inscrever usuário nos cursos.
é hora de fazer um quadro com as alternativas e suas respectivas vantagens e desvantagens.

1 curtida

Mas você tentou pegar o link direto ?

1 curtida

eu acho que funciona, fiz um teste aqui no ufpe.
Peguei um curso : http://openredu.ufpe.br/ensino-de-matematica-para-a-vida/preview

E consegui ver, posteriormente, loguei e foi para essa mesma página. Isso eliminaria a busca pelo usuário.

1 curtida

Ola caro @dan1lo uma questão: faça o teste estando log off . No caso testando com a instancia mooc.educacao.pe.gov.br so acessa estando logado na instancia que nao é o caso de novos usuários.

Eu estava em deslogado.

1- http://openredu.ufpe.br/ensino-de-matematica-para-a-vida/preview
Screenshot_2
2- clico em residencia pedagógica, pede para eu logar ou criar uma senha. logo e sou redirecionado para pagina
Screenshot_3

3- faco o login e ai aparece para registrar em um clique automaticamente.
Screenshot_5

2 curtidas

Entendido! vamos tentar desta forma.

1 curtida

Prezado Professor @francisco.silva,

Lembro que foi produzido um vídeo explicando aos participantes como chegar à plataforma onde será realizado o MOOC.

O vídeo: http://openredu.ufpe.br/comunidade-openredu/cursos/mooc-educacao-matematica

E temos mais em https://www.youtube.com/user/openredu/playlists

Quando realizamos o MOOC de Lingua Portuguesa não havia inscrição. Usamos apenas o link do Openredu. O usuário depois preenche seu perfil. A forma mais simples é a melhor!

Relato da experiência; http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/202.pdf

Abs,
Alex

1 curtida

Muito bem Prof Alex Sandro Gomes, concordo que este é o caminho, sem burocracia como deve ser um mooc.

1 curtida