Dúvida quanto a utilização de Canvas

Olá a todos.

Estou tentando utilizar a funcionalidade de Canvas, para adicionar os mesmos em cursos ou aulas. Para isso, segui as instruções da documentação em http://developers.openredu.com/ e os tutoriais disponibilizados em Primeiros passos no uso da API do OpenRedu - Criando aplicativos Canvas e Primeiros passos no uso da API do OpenRedu - Criando aplicativos Canvas - Parte II.

Porém, estou tendo problemas com a implementação dos mesmos. Quando crio um canvas, tanto no módulo como em uma aula o mesmo fica em branco, e a seguinte mensagem de erro é apresentada no console:

(Se não der para ler na imagem, a mensagem é “Mixed Content: The page at ‘https://openredu.ufpe.br/espacos/644/canvas/18’ was loaded over HTTPS, but requested an insecure resource ‘http://www.codepit.io/?redu_container=space&redu_space_id=644&redu_user_id=9006&xdm_e=https%3A%2F%2Fopenredu.ufpe.br&xdm_c=default1332&xdm_p=1’. This request has been blocked; the content must be served over HTTPS.”).

Pelo que interpretei do erro o problema é que a página do OpenRedu é em HTTPS, e o link que tentei acesar pelo canvas era apenas HTTP. Achei o erro estranho a maioria das páginas na internet são HTTP, e os tutoriais que segui utilizam páginas HTTP. Mas então tenti usar uma página HTTPS e o resultado foi o seguinte:

(Se não der para ver na imagem, o erro foi: Refused to display ‘https://www.google.com.br/?redu_container=space&redu_space_id=644&redu_user_id=9006&xdm_e=https%3A%2F%2Fopenredu.ufpe.br&xdm_c=default6475&xdm_p=1’ in a frame because it set ‘X-Frame-Options’ to ‘sameorigin’.)

Pelo que interpretei do erro parece que a págian do OpenRedu está configurada para aceitar apenas < iframe> da mesma origem…Tentei usar a própria página do OpenRedu no canvas e realmente funcionou, porém isso obviamente não é algo útil, e não é o que eu queria.

Por acaso alguém da comunidade, ou da equipe de desenvolvimento já experimentou esse problema, e poderia me dizer o que eu estou fazendo de errado, ou se por acaso isso é um bug da plataforma? Desde já agradeço.

Felipe Luzzardi.

1 curtida

Olá @felipeluzz,

Encontrei essa discussão anterior que pode ser útil:

Abraço,
Alex

Olá @asg, muito obrigado pela resposta, porém essa discussão é um dos tutoriais que eu disse que segui no post inicial. Ele parece bem completo, mas é de 2016, então imagino que algo possa ter mudado de lá para cá, já que segui ele completamente e ainda tive os erros mencionados. Obrigado pela ajuda mesmo assim.

Abraço,
Felipe.

1 curtida

As pessoas na comunidade que conhecem a API são:
@matias.diogenes
@bouckaert
@rlsma
@inovapaciente
@horaciojcfilho

Abs,
Alex

Oi @felipeluzz,

Fico muito feliz que o tutorial tenha te ajudado, acho que é tempo de dar uma renovada nele :wink::grinning:. O Canvas não foi projetado apenas para o próprio domínio do OpenRedu, mas tem algumas limitações que são mencionadas na documentação, acredito que o segundo problema que você esteja tendo é por conta da página não ter altura fixa como mencionado na documentação sobre Canvas:

Os aplicativos de tipo canvas representam o maior nível de integração com o Redu. Neste tipo de integração não há a necessidade de deixar a plataforma para utilizar o aplicativo, por isso a experiência para o usuário é, em geral, mais completa.

Uma vez que estes aplicativos são integrados a interface do Redu, existem alguma limitações a respeito das dimensões do mesmo. Atualmente é possível inserir aplicações de até 720px de largura. Em relação a altura só é necessária que ela seja fixa, ou seja, que se mantenha a mesma durante desde o momento em que ela é carregada.

Mas, infelizmente, eu não dei uma olhada mais a fundo no problema. Espero que te ajude.

1 curtida

Oi @horaciojcfilho,

Obrigado pela resposta, no caso eu utilizei os mesmos sites que tu tinhas usado no tutorial, o codepit.io e a animação do Comparison Sort, e deram esse problema que mencionei. Pode ser que a interface desses sites tenha se modificado nesses 2 anos e eles tenham ficado maiores do que a altura permitida, vou fazer mais alguns testes. Criei o tópico primariamente pois pelo que pesquisei das mensagens de erro parecia ser problema do site mesmo, mas com certeza não discarto a hipótese de eu ter feito algo errado kkk. Enfim, muito obrigado por tentar ajudar.

Abrço,
Felipe.