Com eu falei na postagem de “chamada de desenvolvedores móveis”, participei junto com Thayonara e Tulio, assim com Thais, Leandro e Tulio2 (me desculpem se eu esqueci de alguém), com o objetivo de migrar a aplicação móvel de ambiente de desenvolvimento e refatoração de algumas demandas.
Vimos no decorrer das alterações, que muitas demandas surgiram e que não conseguiríamos fazer tudo.
O objetivo desse tópico é compilar os interessados em desenvolver a aplicação móvel, com a finalidade de discutimos as novas funcionalidades e refatorações.
Para mim, a refatoração vem antes de tudo, pois há alguns bibliotecas que não são mais usadas e que devem ser removidas com reescrita da funcionalidade.
Outro ponto importante foi a dificuldade que tivemos para executar a aplicação. Temos que criar uma definição mais simples de ‘chaveamento’, para que os colaboradores possam se sentirem confortáveis com a aplicação.
Há ainda questões como interação e design, além de componentes nessa área que ficaram depreciados, já que nas versões mais atuais da API, o Android já disponibiliza a funcionalidade.
Tá ai um ponto importante: dependências.
Temos que checar se essas bibliotecas podem ser excluídas ou devem ser reescritas.
Todo os códigos foram adicionados no meu fork, para futura integração.
Tem muita coisa que não necessita ser integrada agora. Temos que selecionar quais contribuições são válidas no momento.
Muita coisa, dois ou três colaboradores(que sei) passíveis de ajudarem.
Contribuições de Horácio Filho:
Algumas das dependências do aplicativo não funcionam ou foram montadas sob versões muito antigas do Android, precisam ser removidas pois não recebem atualização há um bom tempo, pode ser até mesmo difícil conseguir compilar o aplicativo novamente, já que a partir de 2014 o Android passou a usar um sistema de compilação diferente. Eis algumas dependências que precisam de carinho:
Alguns problemas conhecidos:
-> O mural de aulas não é exibido corretamente, a ordem que o conteúdo é apresentado difere da ordem em que vemos as postagens no ambiente Web, salve engano isso está relacionado ao uso de um endpoint equivocado da API que resulta em postagens com ordem diferente da que o usuário espera.
-> O mural dentro do aplicativo é somente aculumativo, removendo uma postagem pelo ambiente Web não afeta o aplicativo, a postagem continua lá sempre
-> O envio de arquivos dentro do aplicativo bloqueia a tela e o usuário não consegue interagir ou navegar pela aplicação.